- 2015/11/08

Conferência Internacional da FIB - Paro, Butão 2015

A Conferência Internacional da FIB que aconteceu de 4 a 6 de Novembro na cidade de Paro foi um grande evento. Não apenas pelo propósito de reunir um grupo multicultural proveniente dos mais diversos cantos do mundo com o mesmo interesse, mas pela riqueza e generosidade na organização e recepção oferecida pelos Butaneses.

Como tenho falado por aqui e presencialmente a tanta gente, a Felicidade Interna Bruta do Butão é resultado da visão do quarto Rei do Butão, Sua Majestade Jigme Singye Wangchuck, expressa lá nos anos 70: “A Felicidade Interna Bruta é mais importante que o Produto Interno Bruto”. O quinto Rei, S.M. Jigme Khesar Namgyel Wangchuck está sustentando esta visão de forma criativa, buscando integrar os valores da FIB em políticas e programas públicos.

Como filosofia de desenvolvimento, a FIB se tornou parte de ferramentas oficiais de políticas no Butão e afeta vários atores institucionais e esferas públicas, incluindo o governo, o setor privado, a sociedade civil e doadores.


Na Conferência, fomos encorajados desde o princípio a pensar de maneira FIB com uma simples mas potente reflexão: frequentemente somos questionados “Como está você?” Mas com que frequência pensamos “Como estamos nós? ―como país, como sociedade?”

Resultados da pesquisa FIB 2015

"O IFIB fornece preciosa oportunidade para reflexão... que não nos falte determinação para questionar o modelo vigente e atitude para valorizar e resgatar, adaptando se necessário, aspectos e valores como os da FIB no quotidiano de nossas vidas"
O índice da FIB resultado da pesquisa de 2015 é 0.756, número que melhorou em comparação ao índice de 2010, 0.743.

Em 2015, um total de 91.2% de Butaneses foram considerados aproximadamente felizes, extensivamente felizes ou profundamente felizes. O objetivo é que todos os Butaneses sejam extensivamente ou profundamente felizes. Os resultados foram apresentados pela equipe do Centro para Estudos do Butão em nome de seu presidente, Dasho Karma Ura.

O Índice FIB 2015 é baseado em uma pesquisa cautelosa na qual 7153 Butaneses de todos os Dzongkhag (Distritos) responderam sobre bem estar material; vitalidade da comunidade; cultura; governança; conhecimento e sabedoria; saúde; espiritualidade e bem estar psicológico; o uso do tempo; e a harmonia com o meio ambiente. Usando esta base de dados o IFIB criou um perfil de cada respondente, mostrando o seu bem estar em cada um dos nove indicadores mencionados. O IFIB apresenta, então, um score nacional a partir do perfil combinado dos respondentes.

O IFIB pode ser apresentado demonstrando como grupos diferentes experimentam a FIB - homens, mulheres, população urbana ou rural, etc. Os resultados demonstraram que o crescimento do IFIB foi mais intenso nas áreas urbanas que rurais, por exemplo. Os resultados também evidenciaram algumas tendências preocupantes como o declínio no bem-estar psicológico, onde a espiritualidade decresceu e a frustração aumentou, e declínio da vitalidade da comunidade, onde o senso de pertencimento das pessoas caiu, assim como a doação de tempo e dinheiro. Em paralelo, o padrão de vida cresceu, assim como os indicadores de serviços e saúde.

O IFIB fornece preciosa oportunidade para reflexão sobre o rumo que a sociedade Butanesa está tomando. Da mesma forma, instiga o questionamento sobre o desenvolvimento do nosso planeta como um todo. Demonstra que a tendência mundial de individualização que penetra nas sociedades tradicionais com a globalização econômica e a mídia global é extremamente potente. Demonstra que iniciativas como a do governo do Butão, que tem a coragem de observar e reportar tais mudanças em sua sociedade são de preciosa valia para todos nós. Para que não nos falte determinação para questionar o modelo vigente e atitude para valorizar e resgatar, adaptando se necessário, aspectos e valores como os do FIB no quotidiano de nossas vidas.

Sessão Paralela nr. 5 do 3º dia da Conferência - Budismo e Felicidade Interna Bruta

Mr. Lungtaen Gyatsho, Diretor do Instituto de Idiomas e Estudos Culturais, apresentando "Budismo: a chave para a satisfação das necessidades humanas básicas"

Sessão Paralela: Felicidade Interna Bruta e Cultura

Fechamento da Conferência com a palavra Dasho Karma Ura, Diretor do Centro para Estudos do Butão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos! Deixe o seu.