- 2014/06/14

Trabalho + Meditação + Altruísmo = Felicidade

Em um recente evento co-patrocinado pelo Centro de Pesquisa e Educação em Compaixão e Altruísmo (CCARE) da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, a Sua Santidade o Dalai Lama visitou o Vale do Silício para falar sobre negócios, ética e compaixão. Esse mesmo Centro recentemente divulgou novos resultados de pesquisas sobre os benefícios da compaixão e do altruísmo na melhoria do bem-estar e diminuição do stress e ansiedade no ambiente de trabalho.


Em tempos de muita negligência em relação aos efeitos nocivos do trabalho excessivo, vale lembrar que recentes pesquisas mostram os impactos do stress pelo excesso de trabalho como exaustão, irritação, imunidade e digestão comprometidas, inabilidade de desconectar do trabalho, e deterioração do auto-controle no que se refere a ingestão de alimentos, prática de exercícios, hábitos saudáveis de sono e consumo de álcool.

Políticas e práticas que promovam o bem-estar multidimensional do ser humano são de urgente importância. No âmbito do trabalho, as pesquisas promovidas pelo CCARE revelam que o altruísmo e a meditação são grandes aliados no resgate do bem-estar e consequente re-equilíbrio da balança trabalho-vida pessoal-descanso. Já considerando a vida em sociedade e o desenvolvimento humano, há brilhantes iniciativas como a do Governo Real do Butão que trabalha para regular o seu desenvolvimento através de um índice de felicidade que considera as diferentes áreas de manifestação da vida do indivíduo e da sociedade onde ela(e) vive.


Temos em mãos resoluções pontuais ou mais abrangentes e sustentáveis. Todas em vias de proporcionar uma melhor perspectiva de conquista do bem-estar duradouro e equilibrado na vida que levamos neste planeta.


James Doty (esq.), diretor do CCARE da Universidade de Stanford e Rev. Michael Engh (dir.), presidente da Universidade de Santa Clara acompanham S.S. Dalai Lama para a conferência em comércio, ética e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos! Deixe o seu.